Manter uma sociedade é um trabalho muito difícil, pois implica lidar com relações humanas, que podem ser de amizade ou familiares. Por isso, boa parte das sociedades fracassam, porque os sócios, ao longo do tempo, podem mudar suas opiniões e seus valores. Entretanto, existe uma área do direito que opera diretamente na solução de conflitos: o Direito Societário.
O Direito Societário atua no estudo das sociedades, das regras em relação a constituição e dissolução de sociedades, da solução de conflitos societários, das alterações de controle de participação dos sócios e acionistas, do gerenciamento, entre outras coisas.
Porém, as atividades de um advogado especialista em Direito Societário não se resumem somente a essas ações. Veja como um profissional dessa área pode ajudar sua empresa:
- Elaborar ou alterar Contratos ou Estatutos;
- Estabelecer Acordos entre acionistas;
- Planejar e implementar reestruturação societária, fusões e aquisições;
- Estudar e planejar investimentos estrangeiros no país;
- Realizar auditoria;
- Assessorar juridicamente nas questões rotineiras das sociedades;
- Orientar quanto às responsabilidades dos sócios;
- Elaborar contratos de compra e venda de ações ou sociedades;
- Representar clientes para orientar e defender os direitos dos acionistas;
- Assessorar quanto a dissolução societária;
- Orientar e assessorar em Assembleias e Reuniões de sócios;
- Revisar os aspectos legais em que a empresa atua;
- Constituir sociedades;
- Outras atividades.
Portanto, antes de firmar uma sociedade, procure um advogado para que ele possa tirar todas as suas dúvidas sobre o tipo de sociedade e ainda realizar o contrato social ou estatuto conforme o capital investido, além de dar orientações caso a sociedade venha a acabar.