Muitas empresas, para crescer, precisam de investimento e, para isso, o gestor recorre aos bancos ou instituições financeiras para captar crédito. O crédito pode ser tanto para investimento como para financiar máquinas e equipamentos.
Porém, a busca pelo crédito é marcada por diversas irregularidades que as financeiras cometem, fazendo com que muitos negócios venham a decretar falência.
O Direito Bancário atua como um defensor dos direitos das empresas, já que um advogado especialista nessa área visa renegociar contratos com juros e cláusulas abusivas e recuperar valores cobrados de forma indevida por essas instituições.
Com uma ação revisional de contrato é possível reduzir débitos e eliminar taxas e juros abusivos. Outra vantagem é que em muitos casos a dívida da empresa pode cair em até 80% do valor do débito.
Além do mais, existem outras questões nas quais um advogado em Direito Bancário pode atuar para ajudar sua empresa. Vejamos quais são:
- Defesa em ações de cobrança;
- Revisão contratual;
- Assessoramento em operações financeiras, tanto nacionais como internacionais;
- Recuperação de créditos;
- Realização de negociações e acordos vantajosos para a empresa;
- Assessoria financeira para reestruturar a empresa;
- Revisão de dívidas;
- Revisão de financiamento de equipamentos;
- Suporte referente a fiscalização da Receita Federal;
- Ajuizamento de ação revisional.
Portanto, contrair empréstimos sem consultar um advogado pode trazer muitos problemas a longo prazo. Logo, o ideal é procurar ajuda jurídica antes de assinar um contrato.
E mesmo que sua empresa não possua nenhum tipo de dívida, ainda assim é importante ter ajuda jurídica, pois um advogado poderá orientar de forma clara como sua empresa pode atuar corretamente conforme a lei.